Yoga Tridosha
Yoga Tridosha, é o ayurveda aplicado ao yoga. O yoga é uma ciência milenar, que nos leva, assim como o ayurveda, ao auto – conhecimento, auto cura, e a auto realização. Ambos fazem parte da cultura védica hindu se complementam.
Na luz do Ayurveda, através da identificação dos doshas (os três humores): Vata, Pitta e kapha, descobrimos a qualidade do nosso ser. Podemos então definir dentro do yoga quais as posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas), meditação (dhyana) ou até mesmo um exercício de relaxamento profundo (yoga- nidra) que melhor irá harmonizar esses doshas.
Matsyasana
O dosha Pitta, pessoas que tem predominância dos elementos fogo e água geralmente de constituição física equilibrada, morenas, pele brilhante acetinada, com tendência a oleosidade, realizadoras, muito trabalhadoras, fazem uma coisa de cada vez, boa memória, com problemas digestivos, intestinais, fígado hiper ativo, problemas cardíacos.
Andam sempre com pressa, preferem estar numa academia, mas buscam o yoga, para acalmar a mente.
Uma das posturas boa para este dosha é matsyasana (a postura do peixe).
Ela ajuda a digestão, elimina enxaquecas, hemorróidas, colite, abre o centro de energia do coração anahata chakra.
Deitar no chão de barriga para cima, pés juntos contrair a região perineal e abdome, apoiar o topo da cabeça no chão, os cotovelos também e empurrar o peito para cima abrindo o máximo que puder. Juntar as mãos palma com palma sobre o peito, colocar a língua dobrada para cima no céu da boca (no palato mole). Olhar o ponto entre as sobrancelhas, contar 5 respirações.
Bujanghasana
O dosha vata, pessoas que tem predominância dos elementos ar e éter (energia), geralmente de constituição física longilínea, claras, pele seca, sonhadoras, fazem muitas coisas ao mesmo tempo, memória fraca, com problemas de coluna, dores ciáticas, artrite, problemas respiratórios. São alegres, tagarelas, andam saltitando. Gostam muito de praticar yoga e meditação mas têm dificuldade em relaxar pois a mente é muito ativa e não para.
Para este dosha é bom fazer posturas no chão como Bujanghasana (postura da cobra) : deitar de barriga para baixo, pés juntos, contrair a região perineal, abdome, apoiar as mãos abaixo dos ombros, ao inspirar elevar o peito olhando acima da linha do horizonte , contar 5 respirações, esta asana fortalece a coluna, as suprarrenais, melhora TPM, insônia e dores de cabeça.
Dosha Kapha
O dosha Kapha, pessoas que tem predominância dos elementos água e terra tem preguiça de fazer exercício, embora necessite para a manter a forma que tende a ser alargada ou arredondada, costumam ganhar peso facilmente. Gostam de doce, de dormir muitas horas, são dóceis e resistentes mas acumulam muco. Têm Tendência `a alergias, bronquite asmática, sinusites e problemas gastrointestinais.
O asana Dhanurasana, postura do arco, é excelente pois abre o peito, melhorando a respiração, fortalece os rins desfazendo os líquidos, mucos acumulados no pulmão, tecidos corporais, vias respiratórias, intestino, estômago `a circularem melhor, ajudando na eliminação de toxinas.
Deitada de barriga para baixo, segurar os tornozelos deixando as pernas puxarem seu tronco para trás, inspirar, reter o ar e se possível se balançar.