Uso das Ervas Caseiras no seu Equilíbrio
POr Sheila Quintaneiro- Jornal Prana
As ervas, além de enfeitar, temperar, perfumar, podem melhorar o seu sono, a sua digestão, os seus hormônios, ajuda a manter seu equilíbrio de corpo e alma. No Brasil temos milhares delas e na Índia também temos várias ervas semelhantes.
Segundo o Aryuveda, o conhecimento da vida, a Medicina Tradicional Indiana, podemos classificar tudo à nossa volta em relação aos seus elementos de composição: fogo, terra, água, ar e éter (energia pura – prana – luz). Esses elementos combinados formam os Doshas, determinam a qualidade de cada ser e de que forma ele se desequilibra.
Os alimentos também são classificados por seus elementos e com a orientação da sabedoria do Ayurveda, a dietética ayurvédica, identifica-se qual o dosha da pessoa e assim o terapeuta pode indicar quais alimentos devem ser priorizados e de que forma e quantidade podem ser combinados.
A confecção dos cardápios ligados também às estações do ano, que serão uma das determinantes na escolha do alimento adequado aos doshas daquele pessoa, são feitos então com receitas deliciosas. Existem cardápios para vegetarianos e não vegetarianos. É neste aspecto que as ervas entram.
O preparo dos alimento é muito importante. Os temperos feitos com as ervas, podem ajudar muito neste equilíbrio, não apenas pelo paladar, que também irá influenciar o cérebro com seus estímulos, mas no aquecimento, umidificação, na adstringência, no resfriamento, dentre outros aspectos.
No outono, a estação pós verão, muitas vezes no veranico, período com baixa umidade, é que costumamos observar um aumento da secura. Temos os ventos, o início do resfriamento e variações que acontecem no nosso planeta, como os ritmos circadianos ( relógio biológico).
Esta estação dá distúrbios em Vata, principalmente , pois este é um dosha seco, frio e de movimentos rápidos. A pessoa deste dosha pode se resfriar, ficar com prisão de ventre, crises de asma, dentre outros sintomas que caracterizam o dosha Vata, de ritmos rápidos, criativo, emotivo, inconstante e seco.
Na Índia as mulheres trabalham muito fora e dentro de casa e tendem a ter muitos filhos.
Elas preparam um Kichadi (se pronuncia kitchari) no qual encontramos proteína vegetal do feijão (o melhor é o mungdal ou moyashi, encontrado em lojas de produtos japoneses). O Mungdal para Vata é o melhor feijão, pois não dá muitos gases. O arroz (um dos alimentos mais equilibrados do mundo), principalmente o integral ou o bhasmathi , arroz indiano encontrado em algumas casas que vendem produtos à quilo ou importados, como as Casas Pedro, é uma fonte também de proteína vegetal.
Adiciona-se legumes de cores variadas, como cenoura, chuchu, ervilhas, abobrinha, etc. A seguir, entram os temperos que amorne, energize e nutra o dosha Vata.
Os melhores sabores para vata é o doce, como o cardamomo e a canela, e o salgado, que umidifica. O picante, do gengibre e pimentas, levemente, e o ácido também levemente. E o mais importante são os temperos amornantes, como a canela e o cravo, a erva doce, que evita a flatulência e também estimula a digestão e a circulação.
Verifique a receita e bom apetite, saúde!
KICHADI
Ingredientes:
- ½ xíc. de arroz (Basmati) ou integral
- ¼ de xíc. de feijão moyashi (ou lentilhas) (Já deixado de molho)
- 6 copos de água (se for integral, se for bhasmati ( 3 copos e meio de água)
- 1 colher de sopa de ghee (manteiga clarificada)
- 1 colher de chá de cominho em sementes
- 1 colher de chá de coentro sementes
- ¾ colher de chá de pimenta preta
- 2 folhas de louro
- 2 mais colheres de sopa de ghee (manteiga clarificada)
- ¾ colher de chá canela em pó
- ¼ colher de chá de cravo moído
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de chá de cardamomo
- ¾ de colher de sal biológico
- 1 colher de sopa de gengibre fresco amassado
- ½ cebola pequena cortadinha
- ¼ de colher de chá de erva-doce moída
- 2 a 4 xíc. de vegetais frescos raladinhos – cenouras, vagens, abobrinha, chuchu.
- 2 mais xíc. de água se necessário
Modo de preparo:
- Lave o arroz e o moyashi (ou lentilhas) até a água ficar limpa.
- Aqueça uma colher de ghee em uma panela média e adicione o arroz, o mung dal (moyashú) na água até ferver.
- Cozinhe por 45 minutos.
- Aqueça as restantes 2 colheres de sopa de ghee em uma frigideira pequena.
- Adicione o coentro, cardamono, pimenta, louro e refogue por 2 ou 3 minutos.
- Depois coloque o resto das especiarias e a cebola.
- Coloque ½ xic de água e dissolva, amassando todos os condimentos.
- Coloque esta mistura no arroz.
- Lave a frigideira das especiarias com as 2 xic de água restante.
- E adicione ao KICHADI também.
- Adicione finalmente os vegetais.
- Cozinhe por 20 minutos ou mais.