Chavutti Uzhithil
Por Sheila Quintaneiro, Para o Jornal Prana
Esta masssagem tem sua base nas técnicas do Ayurveda. Era usada antigamente nos praticantes das artes marciais (Kallari Payattu) e da Mohiniattam (dança indiana) antes das suas performances.
É uma massagem feita com os pés. O massoterapeuta apoia o peso do seu corpo numa corda amarrada no teto e controla a pressão na sola dos pés. Chavutti dá flexibilidade aos músculos, aliviando tensões, sendo excelente para quem pratica esportes ou exercícios físicos pesados.
É feita com o paciente deitado numa esteira macia. É aplicado um óleo de acordo com a sua constituição, Pitta ou Kapha. O dosha Vata, não deve receber este tipo de massagem pois em geral tem a constituição muito delicada e não suportaria a pressão forte que esta massagem proporciona.
Os pés do terapeuta também são oleados e com seus pés sobre o paciente desliza por seu corpo, braços, pernas, tronco, pela frente e por trás. A pressão é controlada através de uma corda, onde ele se apoia. Pode ter música ambiental se o paciente gostar de música, uso mantras de preferência. A luz ambiente é indireta e quando o paciente está deitado em decúbito dorsal, coloco um travesseirinho de ervas nos seus olhos. Depois de massagear a frente e as costas, termino com uma massagem sobre a face e a cabeça feita com as mãos. Ela produz um relaxamento profundo e agradável, atualmente, atletas gostam de receber esta massagem ou mesmo pessoas estressadas, desde que tenham uma musculatura forte para suportar a pressão.
Eficaz contra insônia. Fortalece o sistema imunológico. Promove a redução de tensões emocionais e muscular. Regula das funções do organismo. Alívia as dores lombares, artrites e enxaquecas. Reduz problemas digestivos e de menopausa. Diminui os sintomas de stress. Estimula a circulação sanguínea e linfática. Aumenta a mobilidade e flexibilidade das articulações. Sensação global de relaxamento.
Desaconselhada para pessoas em idade avançada ou de constituição franzina.